30 de setembro de 2008

Em Praga. Primeiras impressões.

30 de setembro de 2008

Há tempos não viajava para lugares onde a língua nativa se fazia desconhecida. Mas para desbravar novos horizontes, isso aconteceria a qualquer momento. Então que chegamos a Praga. Na capital da República Tcheca, a Paris do Leste europeu, fala-se tcheco. Algo muito diferente do francês ou qualquer outra língua que tenha conhecimento. O som é gostoso e até mesmo engraçado. Mas não acerto nem a pronúncia de um simples obrigado - dekuju (diekuji).

Só que a beleza de Praga supera os obstáculos do idioma e a tarde chuvosa de hoje. Olhe que vimos muito pouco por aqui. Só tivemos tempo de usar o metro - a linha verde; chegar a Opera, ouvir um pequeno concerto de cordas, no Dvořák Hall of Rudolfinume; e sermos roubados pelos taxistas. Já tinha até ouvido falar deste "pequeno" problema num guia que comprei e a comprova ção foi in loco: pegando um taxi na rua (perto de um ponto turístico) pagamos 350 coroas Tchecas numa distância X e, depois, ao pedir o táxi pelo restaurante, pagamos 93 coroas por uma disância 2X, pode? Agora já sabemos, antes de pegar o taxi, é importante combinar o preço da corrida.
Cotação média: 1 euro = 23 coroas tcheca

Transfer Aeroporto/ Hotel -
www.prague-airport-shuttle.com
Uma boa maneira de evitar problemas ao chegar num país desconhecido é contratar de um transfer entre aeroporto e hotel, especialmente quando está num grupo de mais de 4 pessoas. Peguei este no site no Rough Guides de Praga e contratei o serviço por email, passando todas as informações de chegada do meu vôo. Tudo deu certo! O preço também foi bem camarada: 900 coroas tchecas para 6 pessoas. O trajeto entre aeroporto/ centro dura aproximadamente 1 hora.

Hotel K+K Fenix - Ve smeckach 30 - Praha 1 - www.kkhotels.com
Diária: 125 euros, quarto duplo com café da manhã
Hotel novinho com camas super confortáveis, internet gratuita e localização central, numa travessa da Praça Venceslau, pertinho da estação de metro Mustek e a 15 minutos de caminhada da Cidade Velha. O único incoviniente de sua rua são os inúmeros cabarés em volta.