29 de junho de 2008

Filme: O Clube de Leitura de Jane Austen




Sempre quis participar de grupos de estudo ou de leitura. Mas minha profissão e, principalmente, minha ocupação nunca deram muito espaço a este tipo de atividade. As minhas maiores discussões seriam aferidas em workshops de clientes, reuniões de pré-produção e na mesa da mídia para conseguir mais prazo. Passado este página, tenho que dizer que o quê me chamou atenção no título deste filme foi "Jane Austen": imaginei que seria a adaptação sobre a vida desta romancista inglesa, estrelada pela Ann Hathaway de O Diabo Veste Prada, cujo trailer tinha visto dias antes. Só depois que coloquei o DVD para rodar, percebi que se trataria de um filme completamente diferente, onde Jane Austen e seus romances seriam o tema principal do encontro de 6 pessoas num clube de leitura. O que fez dele ainda mais interessante.

O clube de leitura de Jane Austen é um ótimo filme, daqueles que dá vontade de ter em casa na sua "DVDoteca". A cada mês, um livro diferente, um responsável por mediar as discussões. De janeiro até julho, seguem-se Emma, Mansfield Park, Nothanger Abbey, Sense & Sensibility, Pride and Prejudice, Persuasion. Entre um romance e outro, descobrimos que alguns dilemas de nossos personagens do século XXI são muito parecidos com as questões já levantadas por Austen no início do século 19. Conhecia alguns de seus títulos apenas através das adaptações para cinema. Cheguei a conclusão que está mais do que na hora de conhecer o conjunto de sua obra, lendo. Alguém se candidata ao clube?

Filme: O clube de leitura de Jane Austen,
Jane Austen's Book Club (2007)
Direção: Robin Swicord
Elenco: Emily Blunt, Hugh Dancy, Maria Bello, Kevin Zegers, Maggie Grace, Amy Brenneman, Nancy Travis, Marc Blucas, Kathy Baker.
Gênero: Drama - 106 min


www.sonyclassics.com/thejaneaustenbookclub

Nenhum comentário:

Postar um comentário