16 de julho de 2008

Arrumando as malas...

Destino: Buenos Aires
Período: 18 a 21 de julho de 2008
"Se nossa vida fosse dominada por uma busca da felicidade, talvez poucas atividades fossem tão reveladoras da dinâmica dessa demanda - em todo o seu ardor e seus paradoxos - como nossas viagens." Alain de Botton, em A Arte de Viajar
Se tivesse asas ou rodinhas já teria dado a volta ao mundo. O ato de viajar é um dos que me dá mais prazer na vida. Embora tenha esta facilidade para ir e vir, arrumar a mala é sempre um problema. Tenho que desmontar meu guarda-roupa, fazer um desfile com todos looks que serão usados na viagem, simular mudanças bruscas de temperatura em tempos de aquecimento global e não esquecer jamais de peças coringas. Pior que roupas, só a escolha dos sapatos. A combinação ideal para viagem seria:

CONFORTO + PATRICIDADE => 1 par de TÊNIS

(Confesso que quebro sempre esta regra e não resisto em levar um sapatinho extra, mais charmosinho, nem que seja apenas para passear na mala.)

Com o advento da internet, o primeiro passo para organizacão da mala é checar a temperatura média do seu destino no período que estará lá. Sempre acesso o www.weather.com, ou se for uma viagem nacional também navego pelo www.somarmeteorologia.com.br e www.climatempo.com.br (que tem um otimismo incomum!). Depois é hora de botar as mãos nos armários...

Meu fim de semana em Buenos Aires apontava temperaturas de 6ºC a 23ºC, ou seja, muita diferença entre mínima e máxima. Neste caso, optei por roupas com vários layers e um casaco médio. Assim à medida que o dia esquenta, você tira as malhinhas, casaquinhos e afins, e quando o sol cai já está preparada para o retorno do frio. Como acessório, a escolha foi uma mochila, pois sabia que teria muito o que carregar (agasalhos e todo material de fotografia) e nenhum ombro ficaria sobrecarregado. Também incluí uma bolsinha de mão, no caso de sairmos à noite. Por fim, montei uma necessaire apenas com essencial: nem shampoo coloquei, (nestas horas o cabelo seco ajuda porque dá para passar uns 2 a 3 dias sem lavar tranquilamente).

Posso dizer que as decisões acima não foram tão simples quanto parecem, passei umas duas horas nesta brincadeira e quando percebi já tinha passado da meia noite e teria que sair no outro dia para o aeroporto pouco antes das 6 da manhã. Nada como um pouco de pressão, antes do relax da viagem.

Um comentário:

  1. Oi Tiss!
    Sinto a mesma coisa antes de qualquer viagem. Amo viajar, mas odeio arrumar a mala!
    bjo Fe

    ResponderExcluir