16 de julho de 2008

Entre panelas: Cuscuz Marroquino

Nestes tempos de férias nada melhor do que dedicar um tempinho para uma das minhas grandes paixões desde criança: o fogão. O primeiro prato que aprendi foi filet ao molho madeira. Devia ter uns 7 anos e, como sempre fui muito cuidadosa, meus pais não tinham medo de me deixar entre as panelas.

De lá para cá, pratiquei bastante e aprendi a fazer de tudo um pouco, inclusive arroz sem grudar na panela. Sei que sou mestre nos doces, mas também faço bonito nos almoços regionais que promovo na minha casa, com direito a farofa de manteiga e vinagrete com coentro. Para minhas amigas, o "meu" bolo de chocolate (receita secreta de uma tia!) é "o melhor bolo de chocolate do mundo", embora uma doceria daqui de São Paulo já tenha se apropriado deste nome. Modéstia parte, é gostoso mesmo e até já fiz para alguns aniversários.

Tenho milhares de livros de receitas em diversas línguas e busco diariamente dicas na internet. Mas sempre tento dar uma pitada pessoal aos pratos que preparo. É o caso deste Cuscuz Marroquino, cuja receita original vem do Panelinha. Super fácil e rápido de fazer, é um ótimo acompanhamento para carnes e pode ser servido quente ou frio junto a folhas verdes.
Prato: Cuscuz Marroquino
Serve: 5 pessoas

Ingredientes:
- 1 xíc. (chá) de cuscuz marroquino
- 1 xíc. (chá) de água quente
- 1/2 tablete de caldo de carne
- 2 dentes de alho
- 1 cebola roxa
- 1 tomate em cubinhos
- 6 col. de passas
- 1 col. de manteiga
- 3 col. de azeite
- Salsinha para decorar (o segredo é picá-la seca!!)
- Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo:
1. Ferva a água e acrescente o caldo de galinha até dissolver.
2. Numa tigela, coloque o cuscuz e adicione a água quente. Tampe-a com um prato ou pano por 5 minutos.
3. Com um garfo mexa o cuscuz e acrescente 1 col. de azeite, a manteiga e uma pitada de sal. Misture bem e reserve.
4. Descasque a cebola e divida-a na metade. Depois corte as metades em fatias bem fininhas, em forma de meia lua. Também corte os dentes de alhos em fatias finas.
5. Numa frigideira grande, coloque o azeite restante em fogo médio. Junte a cebola e o alho para dourar. Acrescente as passas, metade do tomate e, por último, o cuscuz.
6. Mexa bem e tempere com sal e pimenta do reino (de preferência, moída na hora) a gosto. Deixe por mais 5 minutinhos e o prato está pronto. Acrescente o restante do tomate e misture.
7. Polvilhe com salsinha picada e sirva.

Bon appetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário