16 de julho de 2008

O legal é andar de BIKE...

O mundo inteiro incentiva o uso da bicicleta no lugar do automóvel e isso está diretamente ligado aos problemas da vida moderna nas metrópoles: trânsito incontrolável, poluição do ar e, por que não, a falta de tempo para as pessoas praticarem saúde.



Em Londres, não é diferente. Esta imagem é de uma nova campanha de mídia exterior incentivando a andar de bike. A peça usa elementos da bicicleta formando o skyline da cidade. Felizmente a mídia é suportada por um intenso programa de investimento da prefeitura e da TFL. Só em 2008, aproximadamente 55 milhões de libras serão utilizados para o melhoramento de estacionamentos de bicicletas, ciclovias, educação no trânsito, segurança e eventos, como a Bike Week, que acontece ainda em julho.

Cycling is a quick, cheap, healthy and environmentally friendly way to get around London.

A prefeitura de Paris não fez diferente, e no verão de 2007, implantou as Vélibs, junto a empresa de mídia francesa, JC Decaux. As Vélibs são bicicletas para locação estacionadas em pontos estratégicos da cidade e por 1 euro você tem 30 minutos de "passeio". Pela sua praticidade e inovação tornaram-se coqueluche entre locais e turistas. A prefeitura, além de ceder os espaços para os estacionamentos, cumpriu o seu papel criando milhares de quilómetros de ciclovias. A empresa por sua vez explora os espaços e garante a manutenção do aparelhos.

Lyon (também na França), Copenhagen e Bruxelas são outras cidades onde você pode encontrar este tipo de serviço, até há mais tempo que em Paris. E em toda Holanda, há muitos anos, a galera vai de bike até para balada.

No Brasil esta moda poderia pegar... Algumas marcas de seguros de automóvel já até se apropriaram desta modalidade para mostrarem o seu lado humano e preocupado com a qualidade de vida nas cidades. A pioneira foi a Sulamérica no Rio de Janeiro, construindo milhares de estacionamentos e divulgando os vários quilômetros de ciclovia (pena que eles são muito concentrados na orla, o que limita a área de uso). Em São Paulo, a Porto Seguro Seguros oferece bikes aos seus associados.

Mas antes de incentivarmos o uso da bicicleta, acho que teríamos que ensinar aos nossos motoristas e, especialmente, aos motoboys, a como se comportarem com a presença destes novos "veículos" nas ruas. A prefeitura da cidade teria também que garantir segurança e espaço para construção de ciclovias. São modelos assim que ajudam à modernização e à diminuição do caos em que vivemos.

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