9 de outubro de 2008

Em Praga: a cozinha além dos DUMPLINGs

Vamos dizer que cozinha não é um dos pontos fortes da República Tcheca. Figuram a lista de seu pratos mais tradicionais: as sopas de cebola e de batata, saboroso, não? Não. Elas são bem ralinhas, tem cara de instantânea (pelo menos a que tomamos).

Também há os dumplings (não, não são aqueles pastéizinhos orientais). Esta espécie de massa esponjosa, sem muito gosto, está para os tchecos assim como o arroz branco para os brasileiros. É o acompanhamento de todos pratos de carne (de porco ou de boi maturada) com caldo: ele absorve o suco e aí sim adquire um "temperinho". Por fim, na sobremesa, os tchecos comem crepes com geléias de frutas. Algo mais bem mais próximo do meu paladar.
Restaurante Tcheco subterrâneo, onde almoçamos com nossa guia.
Até o vinho era da região. Para quem apreciou a descrição acima....


Felizmente, não só de comida tcheca vive Praga. E assim pudemos conferir vários exemplos de ótimos restaurantes que servem os melhores pratos da cozinha internacional por um preço bastante razoável. Mas relaxe, pois o atendimento tcheco não é dos mais eficientes.

Aí vão nossas recomendações:
Suterén Restaurant - Masarykovo nabrezi 26 - tel 420 224 933 657
Fica meio escondido no subsolo de um prédio residencial às margens do rio Vtlava, pertinho da ponte Carlos IV. Com ambiente a meia luz, a rusticidade de suas paredes de tijolinho é contrastada pelo seu mobiliário de linhas modernas e o grande aquário iluminado por neón. Serve comida internacional contemporânea com influência asiática, em grandes porções. Detalhe: havia só uma garçonete para atender todo o lugar.

Entradas gostosas: Queijo de Cabra grelhado sobre salda verde com aceto balsâmico reduzido (foto); Sashimi de atum; Rolinhos primavera com molho Thai e Rolinhos de legumes com molho picante.

Francouzská Restaurace
- Námestí Republicky 5, Staré Mesto
tel 420 222 002 770
O restaurante, que fica no lindo prédio do Municipal House, é todo decorado em estilo art nouveau faz você se sentir num filme do ínicio do século 19. Serve pratos requintados da cozinha européia, em porções realmente individuais. Comida muito gostosa (o restaurante faz o catering presidencial) e lista de vinhos que mais parece um livro. Preços altos para Praga. Se optar por um jantar cedo, posteriormente pode assistir a um concerto numa das salas do Municipal House. Aceita reservas online.

Salão suntuoso do Francouska.

Barock - Parizska, 22, Josefov - tel: 420 222 329 221
Faz parte de um grupo descolado de restaurantes e bares, o Pravda. Oferece comida italiana casual e contemporânea (também dá um toque asiático em seus pratos). Ambiente super charmoso com fotografias de modelos e wanna bes por suas paredes. Funciona também como lounge e bar, ferve à noite. Como sobremesa, peça o Cheesecake (foto).

Cheesecake do Barock.
Para Gustavo e minha avó: "O melhor de todos os tempos
"

Aromi - Mánesova, 78/ 442 - tel: 420 222 713 222
Restaurante italiano que fica numa zona residencial de classe mais alta, onde pouco se vêem turistas. Ainda assim, os garçons falam inglês ou italiano. Recomendável reservar, pois vive cheio nos jantares. Possui ambiente simples com mesas de madeira clara e bem acolhedor com uma lousa no topo da parede indicando os pratos do dia.Entrada imperdível: Involtini de procciutto e parmegiano, que tem uma massinha folhada bem levinha em volta do seu recheio. Aberto diariamente, não fecha entre almoço e jantar.

Dobrou chut'!
(bom apetite, em tcheco - fonética: dabreu rút)

Fonte: Wallpaper City Guide - Prague.

Um comentário:

  1. Ola
    Voce falou das comidas, mas.. e os preços?
    A comida em Praga é cara?

    ResponderExcluir