1 de outubro de 2008

Explorando Praga, na República Tcheca

Uma ótima idéia que tivemos foi contratar uma guia particular para nos mostrar Praga. Os city tours oferecidos pelo hotel eram extremamente caros, principalmente, porque éramos em 6 pessoas. Aí, lembrei que junto com o email de confirmação do transfer do aeroporto, havia a recomendação de uma guia que falava inglês. Não tive nem dúvida e escrevi logo para Eva Trkalova. Infelizmente ou felizmente, ela estava ocupada e nos recomendou uma segunda pessoa, a Dana Chaloupka. Combinamos tudo por email e, pontualmente, às 11h da manhã do dia seguinte ela estava no lobby do hotel com uma van a nossa disposição. E assim começou nosso tour por Praga...

A Praga turística e central pode ser dividida em 5 regiões: Nové Mesto, a cidade nova; Staremestská, cidade velha; Josefov, o pequeno guetho Judeu; Hradrcany, o castelo de Praga; e Malá Strana.
Começamos pela Wenceslau Square (Václavské námesti), que é o ponto central da Nové Mesto, pertinho do nosso hotel. Esta praça retangular possui numa de suas extremidades o Museu Nacional (Národni Muzeum) – que abriga peças de história, arte, zoologia e paleontologia; em seu centro está uma grande estátua em homenagem ao rei Venceslau; e ao redor há um boulevard super comercial. Um dos prédios de destaque da praça é o Hotel Europa, uma construção amarela no estilo art noveau, cujo interior é semelhante ao do navio Titanic (ambos foram ambientados pelo mesmo arquiteto). A praça já foi palco de diversas manifestações políticas do povo tcheco: como a Primavera de Praga, em 1969, quando um estudante se suicidou em protesto à invasão russa, e em 89, recebeu as comemorações da liberação da República Tcheca do regime comunista.

Nossa segunda parada foi o Castelo de Praga (Hradcany),

Em frente ao portão do 3º pátio, onde acontece a troca da guarda.

onde às 12h assistimos à troca da guarda no "terceiro" pátio do prédio – uma cerimônia que dura menos de 10 minutos.
A caminho da troca.

Depois nós (e todos os outros espectadores) nos dirigimos para a entrada da Catedral, que fica
dentro do complexo do Castelo.

A primeira parte da igreja foi construída no século 14 (a parte do fundo) e depois de 500 anos intacta, iniciou-se a construção de sua segunda parte, terminando no final do século 19. Inclusive na frente da igreja, logo abaixo do vitral central, podemos ver figuras de arquitetos de casaca e cartola esculpidos na parede, comprovando o momento histórico de sua conclusão. Dentro da igreja observamos vitrais com motivos religiosos e também da vida cotidiana, como um do grande expoente tcheco da art noveau, Alfons Mucha (pronuncia-se Muurra), cuja característica marcante são os rostos das mulheres com traços bem finos.

Fazendo a visita no sentido horário, também vemos um quadro de madeira mostrando como era a Praga medieval, o túmulo todo de prata de João Nepomuceno, que foi morto ao ser jogado da ponte Carlos IV no rio Vatlava, e uma pequena capela, cuja parede é toda revestida de ouro, pedras preciosas e semi-preciosas. Dentro dela, há uma porta que guarda, literalmente, a 7 chaves os tesouros da coroa de Praga. Por medida de segurança, cada uma das chaves fica com uma pessoa diferente. E elas só se encontram em lugar e data designados para reabertura da porta (a última vez demorou 6 horas para os 7 chegarem). A exposição das peças para o povo é um acontecimento raríssimo, no século passado, por exemplo, isso aconteceu apenas 9 vezes.

Tínhamos muito mais para conhecer pelo castelo que vale um dia inteiro de visita. Porém precisávamos seguir para o momento mais esperado da viagem pela minha avó: o “encontro” com o Menino Jesus de Praga, na Igreja de Nossa Senhora da Glória, em Mála Strana.
Nave central Igreja Nossa Senhora da Glória.
O menino Jesus de Praga fica ao lado direito.

Às 15h estávamos na praça central da cidade velha para ver o espetáculo do Relógio Astronômico, que acontece diariamente de hora em hora (de 9 às 18h) há 600 anos. As duas janelinhas do relógio abrem e vemos bonequinhos dos apóstolos passeando e os 4 personagens dourados (que estão atrás da gente na foto - a vaidade, a usura, a morte e a infidelidade) mexem as cabeças.

Depois do almoço, reiniciamos o tour, agora apenas caminhando, pelo Josefov.
Josefov: estátua em homenagem ao polêmico escritor judeu,
Franz Kafka.


Por problemas sanitários no século 19, o guetto foi totalmente destruído dando espaço a lindos prédios art nouveau, pois o governo queria que este novo bairro fosse o centro da cultura burguesa em desenvolvimento.
Arquitetura art nouveau na rua Parizska, em Josefov

Aí se encontra o maior museu judeu fora de Jerusalém, que, na verdade, não é um único prédio, mas sim toda a área constituída por 6 Sinagogas com seus tesouros e o velho cemitério judeu. Para visita é necessário comprar um ingresso válido para todas as Sinagogas, exceto a Sinagoga Nova Velha, que é um bilhete separado (200 coroas). Esta última é tão especial porque foi erguida por volta de 1270 e é considerada a mais antiga Sinagoga da Europa em funcionamento.

Foi a única que acabamos visitando. É pequeninha, composta de apenas uma sala de cerimônia. O legal é que, logo na porta, há umas senhorinhas que falam vários idiomas diferentes, funcionárias do local, que dão explicações caso você tenha alguma dúvida sobre a construção.

Old-New Synagogue, fachada e interior.

Rua Parizska, que recebeu o nome em homenagem a Paris.
Só tem lojas de grifes famosas e restaurantes badalados.

Nos aproximando das margens do rio, chegamos à praça Jana Palacha. Na sua frente está o lindo prédio do Rudolfium, teatro que é sede da Orquestra Sinfônica de Praga. Inclusive, um ótimo programa para às noites de Praga é assistir ir até aí aasistir a um concerto como o de cordas que ouvimos no dia anterior (28 a 45 euros).

Atravessamos o rio para a Mala Strana e caminhamos pelas região que em agosto 2002 foi totalmente inundada, com construções que ainda mostram as marcas das águas, Museu Frans Kafka com uma mostra bastante interativa. Em frente a sua entrada, encontra-se uma estátua um tanto incomum: uma fonte com o perfil de dois homens nus que se movimentam e jorram água levantando o que você está pensando. Nesta região de Mala Strana, há vários Bed&Breakfast charmosinhos e exclusivos, quase às margens do rio.

Retornamos à cidade antiga por um outro marco da cidade: a Ponte Carlos IV.

Na frente de uma das torres que dão entrada a ponte Carlos IV

A ponte foi construída no século 13 durante o reino do soberano de mesmo nome. E apenas no século 18 ganhou suas esculturas barrocas, com imagens de santos, como João Nepomuceno (identificado pela sua coroa de 5 estrelas douradas) e do único Jesus na Cruz no mundo com inscrições em hebraico: “Santo, Santo, Santo é o Senhor.”

Ponte Carlos IV: estátuas barrocas ao por do sol

Vista do Castelo de Praga a partir da ponte Carlos IV

A ponte "desemboca" na rua Karlova, cujo nome também é uma homenagem ao rei Carlos IV. Nesta rua circulam apenas pedestres e podem ser encontrados os mais diversos tipos de souvenirs da cidade: miniaturas, cristais, camisetas, etc.

Aí também está localizado o TA FANTASTIKA, um Black Light Theatre, onde assistimos ao espetáculo Aspects of Alice.

A recomendação veio da nossa guia, que explicou que este gênero dramático é muito popular entre o tchecos: não há diálogos e toda interpretação é feita através dos movimentos do corpo, jogos de luz, músicas, imagens e filmes. Um programa bastante interessante para antes do jantar. As sessões duram 1h30, com pequeno intervalo, às 19h ou às 21h. Ingressos: 350 a 680 coroas. Importante: escolha seu lugar entre as fileiras 5 a 10! Neste tipo de teatro não é bom ficar muito perto do palco.

Praga é uma daqueles lugares que valem muito a pena de conhecer e de, quem sabe, voltar. É uma cidade super aconchegante com povo relativamente amistoso. Se não quiser fazer nenhum tour específico, perca-se pelas ruas de seu centro, observe os prédios, não há como não se deslumbrar.

Dana Chaloupka
celular: +420 608 819 270
website: http://sweb.cz/travelcz
Ótima guia com bastante conhecimento histórico e político.
Oferece entre outros serviços tours privativos em inglês. Muito agradável e simpática. Não hesitou em responder nenhuma das nossas milhares de questões, inclusive, quanto perguntamos sobre a era comunista e as diferenças em relação a hoje. Dana finalmente se sente livre e a cada dia conhece um pouco mais da história de seu povo que por anos foi escondida.

4 comentários:

  1. Praha, é linda demais !!! O bairro judaico é chiquérrimo e estar na Ponte Carlos é mágico ... Praha, é realmente uma cidade encantadora. Andar sem rumo pelas ruelas é incrível ... saudades.

    ResponderExcluir
  2. Estive em Praga no Abril de 2010 com minha esposa e com mais dois amigos e de todas as cidades que visitamos foi a que mais nos encantou: música, história e beleza.
    Certa vez eu li o seguinte comentário: o melhor de Praga é se perder em Praga!! Não perca essa dica quando vc estiver lá!

    Reservamos o hotel K+K Central - é um estabelecimento quatro estrelas. Há muitas outras propriedades distrito, que fica a uma curta distância a principais atrações da cidade (cidade velha). Temos uma ótima promoção no site oficial, cada noite, por cerca de 110 Euros (Pacote de quatro noites).
    Fácil acesso a principal estação de trem (por cerca de 10 minutos ou táxi). Ele também fica próximo ao florenc estação de ônibus e a principal estação de metrô. Um nice Mall fica nas proximidades.
    É um lindo edifício histórico. Ele tem dois elevadores. O quarto foi espaçosas, limpas e confortáveis. que tinha, cabladas internet (wifi no lobby), chá, refrigerador, cofre. O Breakfast foi excelente, um dos melhores nós já teve (uma refeição completa). Ele também possuem sauna e fitness center, mas não utilizar. Business center com computadores, DVD Gravador e impressora.
    http://www.kkhotels.com/en/hotels/prague/k-k-hotel-central/overview-k-k-hotel-central/

    Fizemos o tour com a Tania Sochorova - foi ótimo, bem explicado e nada de correria. Além de nos encantarmos com a cidade maravilhosa, também ficamos conhecendo um pouco mais da história deste lindo país. Tania é muito inteligente e fala muito bem portugues. Foi uma experiência enriquecedora. Ela falou muito sobre a época de comunismo.

    Entrar em contato com Tania é fácil - escrever um email: amazon@volny.cz
    ou entrar no site dela: www.guia-em-praga.com.br

    Boris

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo recado, Boris.
    Eu também fiquei no K+K e achei um ótimo custo benefício. E ótima a dica da guia que fala português.
    Até a próxima.

    Ticiana

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!!! Serão muito úteis!

    Abs

    Ana Claudia

    ResponderExcluir