16 de outubro de 2008

Trem: de Praga a Viena.

A maneira mais fácil e barata que encontramos de ir de Praga a Viena foi de trem. Não compramos o bilhete pela internet, porque ficaria bem mais caro (via Rail Europe) e também porque li em vários fóruns que não seria problema comprar a passagem apenas 2 ou 3 dias antes da viagem, quando chegasse a Praga. Porém já chegamos lá com nosso itinerário escolhido. Consultamos todos os horários e trajetos de trem no site tcheco Jizdnirady (tranquilize-se, tem versão em inglês), onde você pode escolher o seu itinerário e mandá-lo como lembrete para o seu próprio email. Uma coisa ruim é que não dá para ver o preço.

Ao chegar a Praga foi só ir na estação de trem Holešovice (dá para ir de metro - linha C, vermelha) e mostrar nosso itinerário no guichê. Cada bilhete custou 42 euros, incluindo a taxa de reserva do assento.

A viagem dura mais ou menos 4 horas e é bem tranquila. As cadeiras confortáveis, inclusive na segunda classe, e é proibido fumar na maioria dos vagões. A estação de chegada em Viena é a Wien Südbahnhof, fica a pouco mais de 10 minutos do centro da cidade (taxi - aprox. 13 euros).

GOOD NEWS!
Desde setembro deste ano, a Ceské Dráhy (cia. de trem tcheca) iniciou as vendas de tickets pela internet, através do site eshop.cd.cz. Agora dá para comprar os bilhetes até 60 dias antes da viagem e com tarifas promocionais. Não esqueça de clicar na bandeirinha da Inglaterra no cabeçalho para ver a versão em inglês do site.

16 comentários:

  1. Você salvou minha vida!
    Estava procurando informações sobre trem de Praga para Viena.
    Agora vou explorar seu blog!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. De Viena a Zurique/Genebra, vc foi de trem também ? Tens informação sobre esse trajeto ?
    Obrigado.
    Wolnei.

    ResponderExcluir
  3. Vc acha q compensa pagar a mais pela 1ª classe?

    ResponderExcluir
  4. oi, Fabio.
    Realmente não sei informar a diferença de preço uma classe e outra pra dizer se a 1a. tem um bom custo benefício e vale a pena. O que posso falar é que a viagem de segunda classe foi bem tranquila até porque são apenas 4 horas entre as duas cidades.
    Boa sorte! E me conte depois da sua escolha.

    Ticiana

    ResponderExcluir
  5. Quero sair de Paris e ir a Praga de avião, de lá ir de trem para Viena e depois de trem para Budapeste e voltar para Paris de avião. etou habituada a viajar só pela Europa, falo apenas francês. Dos hotéis e do vôo easy jet, eu já tenho os preços.Costumo gastar pouco e não pegar táxi. Será que sairá barato os bilhetes de trem? tem como chegar ao hotel de metro ou ônibus? Eliane, Salvador

    ResponderExcluir
  6. Oi, Eliane...mais de um mês depois consigo te responder. "Estou na minha licença maternidade". Fique tranquila em relação ao transporte público, as estações de trem de Praga e de Viena tem paradas de metrô, ônibus ou TRAMs. O custo da passagem de trem PRAGA/Viena em set/08 foi em torno de 42 euros, não é barato, mas também não sai caro pela tranquilidade da viagem. Em relação a lingua, poucas pessoas em Praga falam qualquer outra coisa que não tcheco. Mas todo mundo faz questão de tentar te entender. Já em Viena a maior parte das pessoas falam inglês, mas poucos fazem questão te ajudar. Não sei como seria a receptividade com o francês. Mas muito boa sorte e ótima viagem.
    Ticiana

    ResponderExcluir
  7. Oi Ticiana,meu nome é Paulo, td bem ?
    Achei muito interessante isso que vc fez e estou pretendendo fazer o mesmo. Porém estou com uma dúvida...não há o risco de ficar sem passagem de trem se for comprar o bilhete na hora??
    Eu vou agora no final do ano,e já que é alta temporada estou com essa dúvida. Em que época vc foi?
    Agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  8. Oi Ticiana, estou louca pra fazer essa viagem,Viena-Praga-Budapeste,terminando em Paris(a unica que conheco)
    Qtos dias vc aconselha em cada cidade? E o transporte de uma para outra 'e melhor trem ou aviao?
    Brigadinha desde ja!
    Malu

    ResponderExcluir
  9. Oi, Malu.
    Achei melhor ir de trem para fugir de toda a complicação de aeroporto. E também achei mais barato na época. Entre Viena e Budapeste dá pra fazer a viagem via Danúbio num barco, se não me engano são quase 5 horas de viagem, mas é bem bonito. Praga vale a pena passar 3 dias, Viena 2 dia é bom, 3 é ótimo. E pra Budapeste não tenho muita referência, não, já que fui há 15 anos atrás...mas acho que entre 2 e 3 dias também é um bom período para conhecer. boa viagem!

    ResponderExcluir
  10. Paulo, sua mensagem ficou perdida na minha caixa de email. Mas fomos pra Praga na primeira semana de outubro. Como vocie vai no final do ano acho melhor comprar a passagem de trem pela internet para não ter problemas quando chegar lá! Boa viagem!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ticiana! Foi muito oportuno encontrar seu blog. Estou indo, com uma amiga, em Abril, p/ Paris, Praga e Viena. De Praga p/ Viena, pretendemos ir de trem, ou ônibus. Além dessas ótimas dicas, vc sabe alguma coisa sobre viajar de ônibus? Os preços e tempo de viagem são muito diferentes? Onde pesquisar sobre ônibus?
    Obrigada......Lucia Mara lmpalomo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Ticiana, tudo bem? Muito interessante seu blog. Se não se importa gostaria de fazer uma pergunta. Eu e minha esposa vamos de Viena para Praga em julho. Qual trem você pegou? Pelo que tenho lido, são várias empresas de trens. Me deram essa página para comprar pela internet (http://www.oebb.at/). Você disse que a viagem dura em média 4 horas. Qual trem você pegou, pois nessa página acima tem a duração de 5 horas. O trajeto é bonito?
    Obrigado
    Guilherme (guifaro@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  13. Olá Ticiana ! Estou indo para Praga na segunda quinzena de julho de 2011 e me aconselharam comprar a passagem de trem para Viena na estação, durante minha estadia, da forma que vc orientou.Gostaria de saber se vc tem alguma referência de uma guia chamada Tânia que é tcheca e faz o passeio à pé com a gente pela cidade que dura três horas, dando dicas de Praga e tb contando sua experiência de vida
    antes e pós comunismo no país em português? Achei muito interessante o serviço , já que sei que em Praga poucas pessoas falam inglês.
    Há inclusive um site na NET, digitando no google : Tania guia em Praga.Sabe, a gente fica com receio...tudo parece confiável, mas a sabemos que existem pessoas más em todos os lugares...
    Adorei seu blog e de muita utilidade. Que bom vc dividir toda sua experiência com as pessoas.
    Abraços
    Bel

    ResponderExcluir
  14. Olá, os 42€ que pagou foi ida e volta?

    ResponderExcluir
  15. Olá, vou hoje para praga e queria ir um dia a viena. Como dizes que a melhor forma de ir é de comboio, queria saber se o preço que indicaste (42€) é ida e volta e se recomendas em praga algum pub ou discoteca animada.
    filipe

    ResponderExcluir
  16. Oi Ticiana
    Eu quero ir de Praga para Viena. Dá pra imprimir o ticket. O problema é que quando eu faço a simulação (o ticket seria só para março de 2014), volta para tcheco e aí, já viu né? Help!!!!

    ResponderExcluir